Agiwork - Agência de Lançamentos Digitais e Infoprodutos

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

Cloud Computing: o que é? Para que serve? Como funciona?

Cloud computing, ou se você preferir chamar de computação em nuvem serve para maximizar os recursos que a internet oferece. Quer entender como funciona? Leia este artigo.

 

O que é cloud computing?


A computação em nuvem é um termo geral para qualquer coisa que envolva a entrega de serviços hospedados pela Internet. Esses serviços são divididos em três categorias principais: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).


Em síntese, uma nuvem pode ser privada ou pública.

Uma nuvem pública vende serviços para qualquer pessoa na Internet. Enquanto isso, uma nuvem privada é uma rede proprietária ou data center que fornece serviços hospedados para um número limitado de pessoas, com certas configurações de acesso e permissões.


Privado ou público, o objetivo da computação em nuvem é fornecer acesso fácil e escalável a recursos de computação e serviços de TI. A infraestrutura em nuvem, entretanto, envolve os componentes de hardware e software necessários para a implementação adequada de um modelo de computação em nuvem.

 

A computação em nuvem é dinâmica. A tecnologia de computação em nuvem dá aos usuários acesso a armazenamento, arquivos, software e servidores através de seus dispositivos conectados à Internet.

 

Esses dispositivos poderão ser:

  • Computadores;
  • Smartphones;
  • Tablets;
  • Wearables.


Essencialmente, a computação em nuvem significa poder armazenar e acessar dados e programas pela Internet, em vez de em um disco rígido. Isso também quer dizer que empresas de qualquer tamanho podem aproveitar software poderoso e infraestrutura de TI para se tornarem maiores, mais enxutas e mais ágeis, bem como competir com empresas muito maiores.


Ao contrário do hardware e software tradicionais, cloud computing ajuda empresas a se manterem na vanguarda da tecnologia. Entretanto, sem a necessidade de realizar grandes investimentos na compra e manutenção de equipamentos.


Para que serve a cloud computing?

 

Entre um dos usos mais populares, está o armazenamento de arquivos. Na nuvem seus arquivos podem ser acessados ​​e editados com facilidade. Tudo que você precisa é uma conexão com a internet e você pode acessar seus arquivos de qualquer dispositivo, em qualquer lugar.


Outro grande uso é a coleta e análise de Big Data

Afinal de contas, empresas de todos os tamanhos precisam de big data por uma infinidade de razões. Alguns coletam para descobrir novas oportunidades de crescimento de negócios, enquanto outros o fazem para encontrar soluções para problemas complexos. Coletar e analisar big data, no entanto, não é fácil. Exige o uso de vastos recursos de computação, que custam caro. A não ser que você use a computação em nuvem - ela torna a análise de big data simples, útil e barata. 


Ainda temos os backups e arquivamento de dados. Os métodos tradicionais de backup de dados provaram ser eficazes no backup de dados por um longo tempo. No entanto, eles estão sujeitos a vírus e, devido à sua natureza portátil, podem se perder e representar uma ameaça para as empresas modernas.


O backup e o arquivamento baseados em nuvem são uma solução para esses desafios. É fácil de implementar e oferece segurança máxima de dados. Com essa abordagem, você pode fazer backup ou arquivar seus arquivos confidenciais em sistemas de armazenamento baseados em nuvem.


Isso fornece a garantia de que seus dados ainda estão intactos, mesmo se seus dados ativos forem de alguma forma comprometidos. Além disso, ela pode ser usada para desenvolvimento e teste de softwares, e muito mais.


Como funciona a computação em nuvem?

 

A computação em nuvem funciona permitindo que dispositivos clientes acessem dados pela Internet, de servidores remotos, bancos de dados e computadores.


Uma conexão de rede de internet conecta o front end (que é o dispositivo cliente de acesso, navegador, rede e aplicativos de software em nuvem) com o back end (que consiste em bancos de dados, servidores e computadores).


O back end funciona como um repositório, armazenando dados que são acessados ​​pelo front end. As comunicações entre o front-end e o back-ends são gerenciadas por um servidor central. Este depende de protocolos para facilitar a troca de dados.


O servidor central usa software e middleware para gerenciar a conectividade entre diferentes dispositivos clientes e servidores em nuvem. Normalmente, haverá um servidor dedicado para cada aplicativo individual. 


Quais serviços a cloud computing possui? 

 

São basicamente três: SaaS, PaaS e IaaS. Vamos ver sobre cada um a seguir: 

 

SaaS

É uma forma de computação em nuvem na qual os usuários podem acessar aplicativos de software sem precisar baixar, instalar ou armazenar, tanto o software como seus vários componentes em seus dispositivos ou disco rígido.


PaaS

Platform as a Service (PaaS) é uma solução de computação em nuvem que fornece aos desenvolvedores uma plataforma fácil de usar para criar seus próprios softwares, aplicativos da web ou outros projetos de programação.


IaaS

A infraestrutura como serviço (IaaS) fornece às empresas acesso a servidores, firewalls, máquinas virtuais, armazenamento e outras infraestruturas. É ideal para empresas que criam aplicativos proprietários altamente especializados ou exclusivos, mas não querem perder tempo ou outros recursos comprando, armazenando, configurando e mantendo o equipamento necessário. Em vez disso, eles acessam a infraestrutura pronta para uso pela Internet.


Cloud computing é presente e é futuro, sua empresa certamente vai precisar de algo que ela oferece.

 

Soluções em Cloud Computing de alto desempenho, escalabilidade, segurança e o melhor custo benefício? Veja nossa parceria:

 

Conhecer Parceria

 

 

Conheça quem escreveu:

Cloud Computing: o que é? Para que serve? Como funciona?

Felipe Cardan

Tech

Desenvolvedor fullstack, curto explorar o mundo do growth e da cibersegurança. Sou apaixonado por inovação e tecnologia, e adoro criar robôs que possam nos ajudar a automatizar tarefas.

Cookies
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.