O que é Search Engine Marketing (SEM)
Search Engine Marketing é a prática de obter tráfego e visibilidade das páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa usando esforços pagos e não pagos. Continue a ler para saber mais sobre esse assunto!
Para completar a definição de SEM, podemos ainda dizer que é quando os anunciantes dão lances em palavras-chave estratégicas. Em síntese, são palavras ou termos que os usuários podem pesquisar em buscadores como Google.
Você pode definir lances em palavras-chave relacionadas aos serviços ou produtos de sua empresa, de modo que seus anúncios sejam exibidos para essas consultas de pesquisa. Esses anúncios, portanto, são chamados de anúncios pay-per-click (PPC) e vêm em várias formas.
O SEM é extremamente poderoso e exclusivo e se sobressai em relação a outros métodos. Isso porque permite que você coloque seus anúncios na frente de clientes já interessados que estão ativamente procurando comprar.
SEO vs. SEM
Sumariamente, SEO e SEM são frequentemente confundidos um com o outro. A maneira de distinguir os dois é olhar para SEO como tráfego “ganho” e SEM como tráfego “comprado”. Quando as empresas otimizam para SEO, elas não estão pagando ao Google pelo tráfego ou cliques.
Elas alcançam o topo da classificação nos resultados de pesquisa por terem o conteúdo mais relevante para uma pesquisa por palavra-chave. Enquanto isso, com o SEM, as empresas dão lances em palavras-chave e pagam ao Google para exibir seus anúncios quando as pessoas procuram essas palavras-chave. É por isso que é benéfico ter ambos em sua estratégia de marketing.
Como funciona o Search Engine Marketing
Imagine isso como um leilão - exceto que em vez de antiguidades e pinturas raras, você está dando lances em palavras-chave e quanto você pagará por cliques. Você pode pesquisar em mercados de mecanismos de pesquisa como o
Google.
Seu anúncio de pesquisa é acionado pelas palavras ou combinação de palavras-chave que alguém digita na caixa de pesquisa. Observe que o licitante com lance mais alto nem sempre é o vencedor. Em vez disso, os mecanismos de pesquisa determinam quais anúncios exibir com base na relevância de seus anúncios, palavras-chave e site para os usuários.
Por isso, definitivamente não despreze o SEM - Search Engine Marketing na sua estratégia de marketing!