O que é contrast ratio?
Em síntese, Contrast ratio, ou taxa de contraste, é a diferença entre um lugar que possui mais iluminação e outro que possui um iluminamento bem menor. Vamos dar de exemplo uma taxa de contraste de 50:1 - isso quer dizer que as partes mais claras da sua tela serão 50 vezes mais iluminadas do que as partes escuras.
Geralmente este conceito é usado em televisões, ou então no cinema. Afinal, para montar uma cena, é preciso que este contraste seja bem balanceado. Ao contrário, terá apenas locais da tela com grande saturação de branco ou então com muita compressão mais escura.
Mas de que forma podemos usar o contrast ratio no marketing digital?
Sabemos que a experiência do usuário é tudo. Se ela for boa, é maior a possibilidade que ele se simpatize com o site que está visitando e fique mais tempo nele.
Então esta ferramenta do design é fundamental. Vamos ver mais sobre isso a
seguir.
Por que o contrast ratio é importante no web design?
Primeiramente, partimos do princípio que contraste se refere ao arranjo de elementos opostos. É um dos princípios mais importantes do design gráfico. Com a ajuda do contraste, você adiciona variedade à página e ajuda a distinguir os elementos uns dos outros.
Um contraste bem estabelecido criará uma hierarquia visual em sua página. Também chamará a atenção dos usuários para os elementos desejados. O excelente web design decerto não deve apenas ser bonito. Também deve ser funcional e alcançar certos resultados.
Por exemplo, o design deve inspirar os usuários a consumir conteúdo e responder às chamadas para ações. Categorias de contrastes que aumentam as conversões e uso no CTA. Já explicamos aqui que o contraste é uma ferramenta importante na web design.
Além disso, o Nielsen Norman Group provou que a maioria dos usuários gasta apenas 15 segundos lendo o texto real e rola o resto. Lembre-se de que o contraste ajuda certos elementos do site a se destacarem dos demais. Portanto, um contraste bem estabelecido em sua página levaria os usuários direto aos elementos desejados, por exemplo, seu CTA.
Naturalmente, isso leva ao aumento das conversões. Inclusive, seu botão de call to action (CTA) é a coisa mais importante em sua página de destino. Não importa o quão bom seja o design e, decerto, não alcançará os objetivos da sua campanha se o seu botão não “pedir” para ser clicado.
Vamos ver algumas categorias de contrastes que você pode utilizar
Cor
De forma simples, se duas cores diferem entre si, elas têm alto contraste, enquanto se forem muito semelhantes, terão baixo contraste. Portanto, é importante estabelecer uma hierarquia de informações para organizá-las em categorias claras e lógicas.
Uma das maneiras mais poderosas de conseguir isso é por meio do contraste de cores. Então seu botão de CTA tem que ter uma cor diferenciada para ele chamar atenção na sua página.
Tamanho
O contraste de tamanho também estabelece uma hierarquia visual.
Os maiores elementos da página são aqueles que demonstram os conceitos mais importantes. Pense nisso ao criar o design de seu botão CTA. Ele deve se destacar no geral.
Forma
A maioria das coisas na web são quadradas ou retangulares e trazem um senso de autoridade e familiaridade.
Você pode simplesmente criar contraste alterando a forma física de seus itens de layout. A maneira mais fácil de obter contraste de forma é arredondar o CTA. Porque os círculos têm associações históricas com o sol e outros objetos cósmicos.
Isso tornará seu design mais suave e suave, mas também mais contrastante.
Textura
A textura pode ser menos comum do que antes devido aos estilos planos e mínimos como o condutor dominante nas tendências de design.
No entanto, ainda é uma ótima maneira de adicionar profundidade e contraste para atrair a atenção dos usuários. Uma boa maneira de chamar atenção ao CTA é colocá-lo em um fundo texturizado.
Normalmente, a parte texturizada de um site é o que tende a atrair primeiro os visitantes.
Ferramentas para medir o contraste
Existem diversas ferramentas na internet que podem lhe ajudar a medir o contrast ratio de sua página. Vamos a elas
Contrast Checker WEB AIM
Ela é uma ferramenta online para testar a relação de contraste. Tudo o que você precisa fazer é inserir os códigos hexadecimais do texto e das cores de fundo.
Em seguida, você obtém a taxa de contraste e vê se o contraste é suficiente para os níveis WCAG AA ou AAA.
Color Contrast Checker Monsido
Também é uma ferramenta de verificação online. Você pode usar tanto o código hexadecimal, quanto os valores RGB.
Você também pode usar o Seletor de cores para procurar um tom de cor melhor e obter imediatamente a taxa de contraste atual.
Contrast Checker Acart Communications
Aqui você pode definir as cores por meio de código hexadecimal, valores RGB, mas também por meio de um arquivo de imagem.
Isso de fato é útil se você tiver um design de tela e quiser verificar os contrastes.
Além disso, oferece a possibilidade de exibir os resultados em escala de cinza e de criar um histórico para as combinações de cores testadas.
Contrast Ratio Lea Verou
Certamente, é uma das ferramentas de teste mais simples.
Você insere na parte direita o fundo, e na parte direita, a cor do texto. A seguir, obtém a taxa de contraste e também pode trocar as cores, se necessário. Enfim, vimos aqui o que é Contrast Ratio e como a ferramenta pode ajudar no design de sites e blog, especialmente como um diferencial no CTA.
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