Agiwork - Agência de Lançamentos Digitais e Infoprodutos

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

Criptografia MD5: o que é? Por que é tão importante?

Criptografia MD5 é mais um recurso para aumentar a segurança de senhas em bancos de dados e através de um algoritmo de hash unidirecional.


Inicialmente criado em 1991 pelo criptógrafo e professor do MIT Ronald Rivest, o MD5 é tecnicamente conhecido como Algoritmo Message-Digest. Como uma função hash, o MD5 mapeia um conjunto de dados para uma string de bits de tamanho fixo chamado de valor hash.


As funções de hash têm níveis variáveis ​​de complexidade e dificuldade, e são usadas para criptomoeda, segurança de senha e de mensagem. Seguindo os passos de MD2 e MD4, MD5 produz um valor hash de 128 bits. Seu objetivo principal é verificar se um arquivo não foi alterado.


Em vez de confirmar que dois conjuntos de dados são idênticos comparando os dados brutos, o MD5 faz isso produzindo uma soma de verificação em ambos os conjuntos. E, em seguida, comparando as somas de verificação para verificar se são iguais.


Uma das ocorrências mais infames ocorreu há vários anos com o malware Flame, que afetou muitas das maiores empresas do mundo. Na ocasião, uma fraqueza conhecida na função hash MD5, deu ao grupo de agentes de ameaças por trás do malware Flame a capacidade de forjar um certificado válido para o serviço Windows Update da Microsoft. 


Duas das maiores violações de dados de todos os tempos também envolveram o MD5.


Em 2013, uma violação de dados supostamente originada do site social Badoo foi encontrada. A violação continha 112 milhões de endereços de e-mail exclusivos  e informações pessoais, como nomes, datas de nascimento e senhas armazenadas como hashes MD5.

 

Usos válidos para MD5

Embora seja projetado como uma função criptográfica, o MD5 sofre de grandes vulnerabilidades. Por isso você quer ficar longe dele quando se trata de proteger seu CMS e outros sistemas que usam senhas para conceder acesso.


Contudo, o MD5 tem boa serventia para verificações de arquivo padrão. Ou então para comprovar a integridade de dados. Também para fins não-criptográficos ele também possui boas possibilidades de utilização.


Então, para estas funções a criptografia MD5 é mais recomendada. Considere isso quando for implantar na sua empresa.

 

Nós utilizamos diversas técnicas e estratégias de segurança em nossos projetos, uma delas é a criptografia MD5. 

 

 

Conheça quem escreveu:

Criptografia MD5: o que é? Por que é tão importante?

Felipe Cardan

Tech

Desenvolvedor fullstack, curto explorar o mundo do growth e da cibersegurança. Sou apaixonado por inovação e tecnologia, e adoro criar robôs que possam nos ajudar a automatizar tarefas.

Cookies
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Privacidade.