O que é e-mail marketing de verdade?
Em poucas palavras, podemos dizer que é uma estratégia de comunicação usada no marketing digital.
No entanto, ele segue muitas das diretrizes de um e-mail normal, mas sempre com a missão de cumprir algumas funções.
Basicamente essas funções podem ser:
- Educar a persona;
- Levar informações para seu público alvo;
- Promover uma venda direta.
Naturalmente que para usar a estratégia você deverá estar de posse de uma lista de e-mail.
Nessa lista, no entanto, deverão estar pessoas/empresas que já ouviram falar, em algum momento do seu produto/serviço, e mesmo que remotamente demonstraram desejo de manter uma relação com sua empresa.
Essa relação, pode ser circunstancial, um mero interesse ou então acabar em um “caso mais sério”ou seja, conversão.
Para que serve o e-mail marketing?
Como subentendido no parágrafo acima, o e-mail marketing é uma ferramenta (bastante antiga) e usada mundialmente.
Esse recurso serve de fato para vender, porém, seguindo boas práticas, além disso, fidelizar o cliente e é claro, ser recomendado por ele.
Justamente por isso, todo e-mail enviado a um cliente, precisa ser pensado para estar dentro de um plano maior.
Este plano maior, significa várias coisas (situações) essenciais para uma empresa.
Podemos citar como exemplo de utilidade do email marketing, sua função para auxiliar sua empresa a estreitar laços com seus clientes atuais, mas também serve para captar novos potenciais clientes.
Assim sendo, o teor de cada e-mail inserido na estratégia global do marketing por e-mail, precisa ser envolvente e ao mesmo tempo anunciar e promover seus produtos/serviços.
Além disso, podemos elencar mais benefícios do marketing por e-mail, como:
- É uma ótima maneira de construir uma comunidade em torno de sua marca;
- Isso pode ajudar você a obter mais leads e fazer mais vendas;
- É uma das melhores maneiras de obter mais tráfego recorrente.
Como montar um bom plano de marketing por e-mail?
Para ser assertivo no e-mail marketing é essencial um pouco de conhecimento, além do seu negócio, ou seja dos produtos e serviços que oferece.
Em síntese, é um processo que precisa de constantes ajustes, afinal, ele serve para a comunicação com seus clientes, mas que seja uma comunicação benéfica para as duas partes
Então, primeiramente, é importante você ter uma ferramenta de email marketing.
Há muitas e boas ferramentas de automatização de e-mail marketing e elas servem para alcançar um número determinado de pessoas em simultâneo.
Em síntese, essas plataformas de e-mail também servem para:
- Criar listas;
- Incorporar novos usuários;
- Enviar as mensagens por e-mail;
Além disso, são ferramentas que podem fornecer relatórios de mensuração e opção para segmentar sua audiência.
Uma estratégia de e-mail marketing precisa ter sinergia
Campanhas de marketing por e-mail precisam ter sinergia - e o e-mail marketing tem que estar incluído dentro de uma plano maior.
Depois você precisa de incentivos para que as pessoas se inscrevam.
Isso envolve ter um ótimo conteúdo em seu site, por exemplo.
Pois, se o seu conteúdo não for o que os usuários desejam, seja qual for a técnica que você usar, isso não o ajudará a conseguir mais assinantes.
Se, por outro lado, seu conteúdo agrega valor aos usuários, sua lista de e-mail crescerá mais rápido.
Um bom método para atrair mais pessoas é certamente com incentivos.
Por exemplo, e-books gratuitos e outros 'presentes' são ótimos para oferecer aos usuários em troca de seus endereços de e-mail.
Após isso, testagem para ver o que funciona e não é essencial para você ter um marketing por e-mail mais eficiente.
O que merece sua atenção especial no e-mail marketing?
A saber, certas etapas e procedimentos no e-mail comercial que precisam de um pouco mais de atenção.
Como exemplo, você deve facilitar a inscrição do acesso para posteriormente montar uma lista de e-mail.
Isso pode ser resolvido posicionando os botões de inscrição e locais estratégicos do seu site.
Você também pode usar metodologias práticas para validar esses e-mails.
Além disso, tome cuidado para seu e-mail não virar um spam e assim reduzir drasticamente as taxas de abertura.
Outras ações positivas para uma campanha de e-mail marketing ainda são:
- Personalização do e-mail;
- Segmentação de público e persona corretamente – quanto mais segmentado for, maior a possibilidade de você ter assinantes ativos;
- Otimização para smartphone! Se não fizer isso, você alienará grande parte da audiência;
Enfim, não despreze o poder do e-mail marketing na sua estratégia digital e se este artigo ajudou a perceber isso, compartilhe!