O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing - Trata-se de uma ação que envolve pelo menos três pilares: atração, encantamento e conversão. Vamos explicar como funciona neste texto!
Com o avanço da internet, cada vez mais empresas e pessoas apostam em meios e estratégias para vender seu produto no campo virtual.
No entanto, em meio a tanta concorrência, é preciso ter o mínimo de habilidades e ferramentas trabalhando a seu favor para ter sucesso e crescer em meio a concorrência.
Existem muitas ferramentas de marketing que podem ajudar um cliente a encontrar sua empresa /seus produtos, porém hoje, vamos explorar um pouco sobre o inbound marketing.
Como o Inbound Marketing funciona?
Pense no marketing raiz, as empresas entregam panfletos e fazem o velho boca a boca e com sorte, podem fazer com que algumas pessoas se interessem por seus produtos e realizem a compra.
No entanto, essa estratégia é muito abrangente, e não capta um público específico, é como uma churrascaria que entrega panfletos para um vegano, provavelmente ela não terá sucesso algum com aquele cliente.
Já o Inbound Marketing usa estratégias capazes de direcionar o público específico de determinado nicho. Desta maneira, tornando as chances da venda acontecerem muito maiores.
Essa ferramenta trabalha como imã, que usa como estratégia o perfil do público alvo, assim, uma empresa ao realizar uma campanha de um produto, usando o inbound marketing, vai direcionar todos os esforços para atrair apenas clientes em potencial.
Como a estratégia do inbound marketing atrai clientes?
Na prática, as empresas investem em conteúdo e os distribuem em blogs, redes sociais como facebook, instagram, etc.
Esses conteúdos podem ser textos, vídeos, e-books ou qualquer material que fale do seu produto, negócio ou serviço.
Após levar o conteúdo até o potencial cliente, o inbound marketing vai utilizar 5 ferramentas para influenciar o cliente a realizar a ação da compra. Vamos falar sobre elas.
Quais são as ferramentas de conversão do Inbound Marketing?
As ferramentas utilizadas pelo inbound marketing para converter uma venda são:
Atrair:
O cliente é atraído através de conteúdos relevantes e de seu interesse, neste momento, ele já passa a olhar para sua marca com outros olhos, ou seja, com mais curiosidade em relação à concorrência.
No entanto, isso não é suficiente, por isso, a estratégia utiliza a segunda etapa.
Converter:
Após encontrar o cliente, a próxima estratégia é tentar convertê-lo para descobrir mais informações sobre ele e possivelmente fazer uma venda.
Assim sendo, uma das formas de fazer isso, é oferecer algum conteúdo gratuito e de interesse dele, em troca de informações como email, nome, idade, etc.
A partir do momento que o visitante deixa informações em troca do material que você está oferecendo, ele se torna um lead.
Um lead significa uma pessoa que tem interesse pelo que você tem a oferecer, no entanto, ele pode não estar em um momento decisivo de compras. Então é aqui que entra o terceiro passo.
Relacionar-se:
A partir do momento em que a empresa tem os dados do cliente, é a oportunidade de passar a entregar mais conteúdos relevantes que despertem seu interesse e mostre que você é capaz de resolver um problema que ele tenha.
Venda:
Após gerar uma interação com o cliente é o momento de buscar a venda. Mas, como saber o momento exato de tentar contato com seu lead? Essas três dicas informam que o cliente talvez esteja pronto para comprar:
- Ele baixou um material específico do seu produto;
- Pediu um orçamento;
- Visitou sua página de preço;
Agora, é hora de sabermos qual é última etapa do inbound marketing:
Analisar:
Essa etapa é tão importante quanto as demais, é aqui que você vai garantir que seu negócio continue vendendo / aumente ainda mais suas vendas. Para isso, você vai analisar as estratégias que estão funcionando e as que não estão, através de:
- Relatórios;
- Dados;
- Números;
Todos os passos que citamos aqui são o famoso “funil de vendas", estratégia usada para “peneirar” os clientes em potencial a realizar uma compra.
Enfim, o Inbound Marketing é uma estratégia poderosa usada por grandes empresas, e agora que você já sabe como ela funciona, pode passar a usá-la nos seus negócios também.