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O que é Lead Score?

Conseguir atrair cada vez mais leads para a sua empresa ou marca é uma das preocupações de quem faz marketing pela web.

Contudo, não se trata apenas de engajar clientes pela quantidade, mas, sobretudo, pela qualidade. É aí que entra o Lead Score (ou Lead Scoring).

Trata-se de uma ferramenta muito útil para otimizar a qualificação dos leads, através de pontuação e classificação próprias.

Lembrando que essa metodologia seguirá os parâmetros definidos previamente pelos times de marketing e vendas da empresa.

Então, para saber mais a respeito do Lead Score, acompanhe o texto a seguir.

O que é e como funciona o Lead Score?

O Lead Score, de modo geral, pode ser definido como uma métrica para classificar clientes em potencial em pontos.

E, para que servem esses pontos? Para mostrar quem está mais apto a comprar determinado produto que está sendo anunciado.

A pontuação, nesse caso, é definida através da comparação feita entre os perfis dos leads e a persona da empresa.

Fora isso, há também a classificação feita conforme as ações do cliente em todas as etapas de uma compra.

Em outras palavras, funciona assim: quanto mais perto da persona da empresa o perfil do cliente (ou lead) estiver, mais pontos ele terá (e mais chances de concluir uma compra).

Afinal, qual a importância do Lead Score?

Entre as táticas mais importantes para uma empresa que começou a aumentar a quantidade dos seus leads, está o Lead Score.

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é que ela diminui os custos com vendas e marketing.

Isso acontece porque as equipes dessas áreas acabam passando menos tempo na preparação de propagandas e na abordagem aos leads.

Outro benefício é que essa métrica rapidamente ajuda a aumentar a produtividade da empresa.

Afinal, o restante do tempo extra ganho com essa ferramenta pode ser usado para gerar novas peças e fidelizar clientes já consolidados.

Fora isso, o Lead Score ainda permite elaborar estratégias de vendas mais eficazes.

Dessa forma, pode-se até mesmo saber quais peças tiveram mais sucesso com o público por meio de uma espécie de “processo reverso” de Lead Score.

Dá ainda para padronizar a linguagem usada com os clientes por meio da análise dos resultados dessa métrica, e assim, atingir um público maior.

De que maneira fazer um Lead Score de sucesso?

Para realizar uma métrica de Lead Score eu realmente dê bons resultados, é preciso seguir alguns passos. Entre os mais importantes, estão:

Definir MQL e SQL

Para que essa ferramenta realmente seja eficaz é necessário um trabalho em conjunto das equipes de marketing e vendas.

E o primeiro passo dos profissionais dessas áreas é a definição de um MQL (Marketing Qualified Lead) e de um SQL (Sales Qualified Lead).

O primeiro se refere aos leads que serão preparados para pelo marketing, enquanto que o segundo são os leads a serem repassados para a equipe de vendas de imediato.

Usar os dados da base de leads

Para a realização de uma boa classificação e a definição de uma pontuação realmente eficaz, o uso das informações da base de leads é fundamental.

Para uma ferramenta completa, dois parâmetros são essenciais: os dados demográficos e os comportamentais.

Juntando ambos, a classificação ficará mais certeira.

Determinar a pontuação de avaliação

Aqui, temos o momento em que o lead passa do time de marketing para o de vendas. Tal decisão precisa ser tomada em conjunto.

Criar um padrão de pontuação

Basicamente para cada ação dos leads ou mesmo para cada ponto demográfico positivo, é necessário atribuir uma pontuação.

Para que esse passo seja feito de maneira correta, a pontuação mais alta será atribuída ao que faz o lead ficar mais abaixo de um funil de vendas.

Já as atividades menos importantes ou urgentes receberão nota mais baixa.

Fazer melhoramentos contínuos

O processo de um Lead Score é infinito, não existindo, portanto, uma maneira totalmente perfeita de pontuar e avaliar os leads de uma empresa.

Melhoramentos constantes precisam ser feitos tendo como base as experiências anteriores, e assim, estar sempre atento ao comportamento dos leads.

Enfim, o Lead Score é uma ferramenta de muita importância para o sucesso de uma empresa atualmente.

Aliando diferentes equipes e esforços de áreas distintas, esse trabalho em conjunto garante que a empresa esteja sempre antenada para quem são e o que querem seus leads.

Dessa maneira, peças publicitárias podem ser elaboradas com mais facilidade, e o processo de vendas será mais dinâmico. 

Conheça quem escreveu:

O que é Lead Score?

Felipe Cardan

Tech

Desenvolvedor fullstack, curto explorar o mundo do growth e da cibersegurança. Sou apaixonado por inovação e tecnologia, e adoro criar robôs que possam nos ajudar a automatizar tarefas.

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