O que é Opt-In?
Quando falamos de e-mail, logo nos lembramos do insuportável spam que lotam nossas caixas de entrada, certo? Muitos profissionais usam isso para pulverizar sua mensagem o mais rápido possível. No entanto, a maioria acaba na lixeira.
De fato, esta é uma forma de marketing por email completamente diferente. Nele, você obtém a permissão de seu cliente potencial para receber comunicações e mensagens de sua marca.
Isso é importante pois eles estarão mais abertos a ler suas mensagens. Afinal de contas, eles forneceram seus endereços de e-mail com o propósito expresso de receber conteúdo de você.
O Opt in não é apenas mais eficaz, mas também mais ético.
Encher as caixas de entrada de e-mail com mensagens não solicitadas é uma maneira infalível de arruinar a imagem e a reputação de sua marca. As pessoas simplesmente não respondem bem a isso.
Especialmente porque bilhões de e-mails são enviados todos os dias. Certamente, é possível ter diversas maneiras de coletar os emails. Contudo, o que é mais usado são formulários em sites e também incentivos, como downloads gratuitos.
Pense nisso como uma forma de autenticar sua lista de e-mail.
Em vez de enviar e-mails cegamente para pessoas que podem não ter nenhum interesse, está gastando tempo apenas com pessoas que já sabem quem você é e que querem ouvir algo de você.
O que é Opt-out e quando é usado?
Vamos supor que você esteja em uma lista de transmissão e não queira mais estar. Seja porque você foi cadastrado de maneira incorreta, seja simplesmente porque você não possui mais nenhum interesse naquilo que está sendo oferecido.
Então, o Opt-out é uma ação de usuários recusando ou retirando o consentimento em resposta a um determinado evento, ou processo. Logo, no caso que mencionamos acima, o processo é a lista de transmissão. Podemos citar também:
- Não optar por assinar boletins informativos;
- Desmarcar uma caixa de seleção previamente marcada;
- Não consentir em salvar dados pessoais;
- Rejeitar o uso de cookies, etc.
Como alguns outros exemplos de opt-out.
Portanto, a palavra-chave aqui é consentimento. Você tem que ter a oportunidade de consentir ou não algumas ações que pode considerar um abuso de privacidade.
Vamos voltar ao exemplo citado no começo: quando um site envia boletins informativos e conteúdo promocional para seus usuários. A qualquer momento, se os usuários sentirem que não desejam mais receber esse conteúdo em seus endereços de e-mail, eles devem ser capazes de cancelar a assinatura.
Portanto, deve constar um link de cancelamento de inscrição facilmente acessível nos e-mails ou no site.
O que é Double Opt-In
O double opt-in é um método de enviar mensagens de e-mail às pessoas que realmente desejam receber seu conteúdo. Diferente do Opt-In, onde uma pessoa preenche um formulário fornecendo o e-mail e o processo termina, o Double Opt-In envolve uma confirmação dupla.
Primeiramente, o usuário preenche um formulário.
Inclusive, alguns são tão simples que exigem apenas o endereço de e-mail, depois, ele clica no botão de confirmação para se inscrever ou confirmar que deseja receber notificações do website.
Ok? Até aí é igual ao Opt-In.
A diferença é que depois disso o usuário deve confirmar o endereço de e-mail. Ou seja, ele receberá um e-mail onde serão instruídos a clicar em um botão ou link para confirmar que desejam ser adicionados a esta lista.
Existem algumas vantagens do Double Opt-In.
Uma delas é evitar dados falsos.
Pois, por meio deste processo de verificação, nenhum terceiro pode adicionar endereços de e-mail de pessoas que não estão realmente interessadas em seu conteúdo.
Vemos que o nível de engajamento do usuário é maior neste método, não é mesmo?
E isso é bom! Se tiveram todo este trabalho, então pode ter certeza de que esses usuários estão realmente desejam o que você tem a oferecer. Logo, as possibilidades deles serem clientes aumenta.
Isso também vai lhe garantir dados com mais qualidade – eles serão reais e válidos.
Afinal de contas, eles têm que abrir seus e-mails para confirmar o endereço. Isso torna mais fácil para você trabalhar com seu banco de dados de forma eficiente. E assim ser capaz de construir uma lista apenas com contatos valiosos que realmente interessam ao seu negócio online.
Single Opt-In ou Double Opt-In: Qual é o melhor?
No Single Opt-In, a pessoa só precisa se cadastrar em um formulário para receber seus e-mails, por exemplo. Mas no Double Opt-In, ela precisa, além de preencher o formulário, fazer uma confirmação no seu e-mail.
Então, qual é melhor?
Os dois possuem vantagens e desvantagens.
No Single Opt-In, você aumenta sua lista de contatos de maneira mais simples. Sem maiores barreiras para o usuário. Além disso, o processo é automático e imediato, sem complicações. No entanto, você fica sujeito a endereços de e-mail falsos.
Para receber um conteúdo imediato (um e-book, por exemplo) muitos usam endereços de e-mail falsos para evitar o envio de spam. Seu banco de dados pode se encher rapidamente de endereços de e-mail indesejados e não terá nenhum propósito.
Pode acontecer também deles terem muitos usuários que não se interessam, vão mandar seus e-mail para a lixeira ou até colocar o e-mail de outra pessoa. Isso certamente não é bom para sua marca. Ou simplesmente um erro de digitação pode acontecer.
Agora, no caso do Double Opt-In, a pessoa cadastrou seu e-mail, depois confirmou, ou seja, ela possui real interesse. Sem dizer que, como o usuário fez o registro no seu e-mail, suas mensagens não serão classificadas como spam.
Logo, ele não pode acusá-lo de enviar uma mensagem sem consentimento. Portanto, o nível de entrega de e-mails será mais consistente. Analisando todos estes pontos, podemos dizer que o método Double Opt-In é o mais indicado se você deseja montar uma lista de contatos forte e responsiva.