O que é SEO?
O que é SEO? O que define sua prática? Por que aplicar? Estas e outras perguntas responderemos neste post. Confira mais a seguir.
Falando de maneira simples, SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa e é um processo de otimização de seu site para humanos e mecanismos de pesquisa.
Implementar o SEO corretamente pode levar a um novo tráfego no site. Esse tráfego é, na maioria dos casos, trazido por meio dos principais mecanismos de pesquisa, como o Google. E, como há tanta competição por tráfego, as empresas que utilizam boas e comprovadas técnicas e estratégias de SEO quase sempre se sairão melhor do que as empresas que simplesmente tentam incorporar apenas palavras-chave em seu conteúdo.
Claro, ter as palavras-chave certas nos lugares certos em seu site de negócios faz parte do SEO, mas definitivamente não é tudo. O verdadeiro SEO é algo que se infiltra em todas as partes do seu site, tornando-o fácil de encontrar para as pessoas que navegam na internet.
Mas também garantindo que, quando encontrarem o seu site, encontrem conteúdo de qualidade e um design fácil de usar que as ajude a atingir seus objetivos em seu site.
O que é SEO On-Page?
On-page SEO, é essencialmente uma coleção de práticas que visam otimizar/melhorar as classificações de um site entre os motores de busca. Também visa obter tráfego orgânico mais significativo e relevante. O SEO na página é mais do que publicar conteúdo relevante e de alta qualidade.
Inclui práticas como incluir as palavras-chave certas nas tags HTML (cabeçalho, meta título), manchetes e imagens. A prática também garante que seu site tenha um fator de autoridade e confiabilidade. A otimização on-page é um pilar da arquitetura de SEO, com coisas como velocidade do site e links internos.
Existem dois conceitos básicos para enfocar no SEO na página:
- Proeminência: o aparecimento de palavras-chave em locais importantes, como títulos e no início de blocos de conteúdo.
- Densidade: o número de vezes que palavras-chave ou sinônimos aparecem no bloco de conteúdo.
Fatores importantes no On-Page SEO
- Conteúdo
O conteúdo da sua página ou postagem do blog é o principal fator para o sucesso do SEO na página. De modo geral, ele deve ser relevante para o título da página ou blog e abordá-lo da forma mais completa possível.
Logo, um bom conteúdo do ponto de vista de SEO é direcionado por palavras- chave. Entretanto, se você está tentando se classificar para um tópico específico, inclua palavras-chave relevantes de forma orgânica e natural. Escrever pensando no leitor em vez de usar um mecanismo de pesquisa é uma excelente maneira de fazer isso.
Considerando que você pode se sentir obrigado a incluir sua palavra-chave com a maior frequência possível, escrever para explicar um tópico ou fazer o leitor entender por que está naquela página permitirá que você incorpore naturalmente as palavras-chave escolhidas.
Finalmente, seu conteúdo deve ser único. Se você simplesmente copiar e colar o conteúdo encontrado em outro lugar, os mecanismos de pesquisa serão capazes de identificá-lo como conteúdo duplicado.
E por isso, impedir que você tenha uma classificação mais alta do que o original.
- Título pensando em SEO
Como dissemos anteriormente, seu conteúdo deve ser relevante e endereçar o título de sua página ou blog. Da mesma forma, sua tag de título deve ser relevante para o conteúdo que a segue.
Em síntese, o título de sua página deve ser uma representação concisa e precisa do conteúdo que um leitor deve esperar encontrar ao clicar nela. É essencialmente a primeira impressão que seu site dará a um usuário em um mecanismo de pesquisa - certifique-se de que seja uma boa impressão. Idealmente, sua tag de título também inclui sua palavra-chave direcionada.
Embora limitar a 60 caracteres seja a prática recomendada, há algum grau de flexibilidade. Para evitar ser cortado nos resultados da pesquisa, use uma ferramenta de visualização da tag de título para testar se o título escolhido aparecerá de forma eficaz.
Nós sempre trabalhamos afundo o SEO em nossos projetos e os projetos de nossos clientes. Enfim, agora que você já sabe o que é SEO e o que é on-page SEO, pode aplicá-los na sua página ou blog.