O que é uma página de captura?
Página de captura é um elemento fundamental no marketing digital. Quer entender porque é importante e como criá-la?
Quando falamos nesta categoria de página, temos que pensar inicialmente em um formulário. Sim! Um formulário que será montado voltado especificamente para capturar leads e levá-los para seu funil de marketing.
Existem, portanto, dois passos essenciais em uma página de captura. Você vai solicitar e recompensar. Em síntese, solicitar significa que você vai pedir para o usuário seus dados, de forma que eles ficarão arquivados com você. E a parte da recompensa é o que você vai dar a ele em troca disso.
Pode ser literalmente qualquer coisa. Um e-book, webinar, um vídeo, enfim… você que define o que será.
Atenção: evite colocar muita coisa no seu formulário – isso vai acabar assustando o usuário.
Basicamente, 3 campos são mais que suficientes para que você colete as informações que precisa.
Como otimizar sua página de captura de leads.
O principal elemento apresentado em todas as páginas de captura de leads é o formulário. É ele, em última análise, que decide se a página será bem-sucedida ou não.
Para otimizar seus formulários, você deve prestar atenção aos seguintes elementos:
- Posição do formulário
O comprimento da página captura ajudará você a decidir onde posicionar o formulário. Como regra geral, as ofertas que exigem mais explicações ou nas quais as recompensas são mais complexas, devem primeiro explicar o valor da oferta e depois solicitar aos visitantes suas informações.
- Comprimento do formulário
Formulários mais curtos geralmente coletam mais, porém são leads de qualidade inferior porque os visitantes não precisam fornecer tantas informações pessoais. Apenas nome e endereço de e-mail, por exemplo.
Um formulário mais longo normalmente coleta menos, mas são leads de qualidade superior. Porque os visitantes estão dispostos a fornecer mais informações sobre si mesmos - como endereço de e-mail, endereço comercial, localização geográfica, etc.
- Botão “Call To Action”
O botão CTA que você coloca na parte inferior do seu formulário para maximizar as conversões. Este recurso, deverá, portanto, ser de uma cor contrastante e de fácil percepção, o elemento que mais deve chamar a atenção do usuário e com um texto que vá de encontro com a recompensa que ele quer.
As páginas de captura são essenciais na estratégia de marketing digital. Não deixe de ter uma!