De fato, as possibilidades no marketing digital são muitas e naturalmente você pode se valer de todas para deslanchar seu negócio online. No texto de hoje, vamos falar sobre o marketing por email. Um elemento indispensável para estratégias de vendas em todas as etapas de um funil.
Quer saber mais? Então fique conosco neste texto!
Antes de conhecer as vantagens do email marketing, o que ele é de verdade?
Na competição atual do marketing digital, é de fato necessário usar e todas as ferramentas possíveis de se destacar, como citamos acima. E, certamente, é interessante sempre buscar por aquelas que tragam um bom ROI - Retorno sobre Investimento.
Ou seja, que custam pouco e que tragam resultados consistentes e, de preferência, que possam ser medidos e otimizados.
Neste contexto, o email marketing, certamente se destaca. Por mais que muitas pessoas considerem esta estratégia atrasada, ela já foi repensada para atender as necessidades das empresas e dos consumidores atuais.
Logo, para aproveitar as vantagens do email marketing basicamente é saber como deve ser a criação de uma lista com diversos contatos, com o objetivo de manter uma comunicação constante com eles.
Claro que isso decerto tem que ser feito de forma estratégica, em não inundando seus contatos com e-mails. Pois, isso pode acabar sendo confundido com SPAM, ou acabar irritando um potencial cliente.
Assim sendo, é necessário que se crie uma boa abordagem para a estratégia.
Isso envolve desde um pedido de autorização para se enviar e-mails, até um trabalho de segmentação dos contatos. Sem esquecer que as mensagens têm que ser humanizadas, diretas, direcionadas e que tragam valor para o cliente.
Quais os principais tipos de email marketing e como começar?
Certamente, email marketing não é apenas enviar de forma aleatória constantes mensagens para seus clientes.
Existe uma forma correta de fazer isso para conseguir obter vantagens do email marketing.
Primeiramente, vamos esclarecer que os e-mails podem se dividir em diversos tipos, que vamos explicar brevemente a seguir:
- Newsletter: voltado a educação do Lead, com notícias interessantes e artigos que envolvam seus interesses;
- Promocional: traz ofertas com a finalidade de converter – pode ser desde um desconto em um produto, ou oferecer gratuitamente um e-book, por exemplo;
- Sazonal: e-mails lançados em períodos específicos;
- Nutrição: geralmente automatizado, estas mensagens são disparadas de
- tempos em tempos com informações relevantes para o Lead;
- Mensagens para clientes inativos: como o nome diz, é voltada para “reconquistar” o cliente – logo é necessário que seja bem criativo.
Para começar a construir a lista de e-mails, você deve iniciar colocando conteúdo de alta qualidade nas suas plataformas digitais.
Qualquer uma está valendo: YouTube, Blogs, ou até mesmo seus perfis em redes sociais como Facebook e Instagram.
Após ter uma boa audiência, vai precisar criar uma landing page, onde os usuários vão colocar o seu endereço de e-mail para receber conteúdo voltado para eles. E, desta forma, você vai aumentando sua base de contatos.
Confira agora as 7 principais vantagens do email marketing
1 - Possibilita que você interaja com seus Leads
Algo de fato essencial para nos comunicarmos com nossos potenciais clientes, aumentar o valor de nossa marca e fidelizar é interagir com os leads.
Com o email marketing, é possível extrair informações importantes de seu público, através de perguntas, por exemplo.
Isso pode decerto lhe dar insumos essenciais para você melhorar suas estratégias, produtos ou serviços.
2 - Ajuda a aumentar as vendas
Caso você esteja com foco em aumentar as vendas do seu negócio digital, as vantagens do email marketing também são percebidas aqui. É possível fazer ofertas e promoções que sejam interessantes para seu público-alvo.
Além disso, é possível trazer produtos que sejam relevantes ao seu cliente, por serem semelhantes a outros que ele comprou anteriormente.
3 - Permite aproximar o Lead de sua marca
Hoje em dia, com a superinformação e a grande quantidade de marcas à disposição, é de fato fundamental que sua empresa fique próxima ao Lead.
Logo, é importante criar uma proximidade. Isso ajuda a garantir não apenas a compra, mas a fidelização.
Além disso, você pode receber feedbacks interessantes, tanto sobre seu conteúdo, quanto sobre seus produtos.
4 - Tem excelente custo-benefício
As vantagens do email marketing e suas estratégias são de fato bem mais baratas que outras opções, o que permite que empresas de todos os tamanhos façam.
Além de lhe trazer métricas excelentes que lhe permitem entender sua audiência e otimizar seus processos.
5 - Ela é facilmente mensurável
Um fator funcional em qualquer estratégia de marketing digital é a medição. Ao medirmos nossas estratégias, sabemos se elas estão dando certo ou não; o que nossos leads estão achando de tal abordagem e até mesmo da aceitação do conteúdo.
Logo, é possível fazer campanhas e produzir materiais cada vez mais eficientes e que vão de encontro com o que seu público alvo deseja.
6 - Entre as vantagens do email marketing está a possibilidade de trabalharmos nosso conteúdo
Tudo na vida é uma questão de prática. Logo, escrever conteúdo relevante também. Quando você realiza uma estratégia de email marketing, com a constância de newsletters e de feedbacks, você vai melhorando sua produção de conteúdo.
Portanto, cada vez que ela fica melhor, é mais capaz de alcançar pessoas e levá-las a se interessar pelo o que está oferecendo.
7 - Aumenta o tráfego para seu blog ou site
Em síntese, as vantagens do email marketing englobam uma excelente forma de atrair mais pessoas para visitarem suas plataformas digitais. Uma forma de fazer isso é colocar links para artigos interessantes no seu site, por exemplo.
Além disso, é possível incentivar sua audiência a compartilhar seu conteúdo nas redes sociais.
Enfim, vimos aqui quais as principais vantagens do email marketing. Afirmamos que esse recurso não pode ser ignorado por você e sua empresa, pois ele está mais vivo que nunca!
Este conteúdo lhe ajudou? Então compartilhe nas suas redes! E se ainda tem dúvidas sobre como usar o email marketing. Entre em contato!