Newsletter
A Newsletter pode lhe ajudar muito nas suas estratégias de e-mail marketing.
Em síntese, uma das coisas mais importantes para uma marca é a comunicação com seus leads. Afinal de contas, isso vai trazer seus potenciais clientes a terem mais intimidade com a empresa, reforçando assim seus laços.
E uma das melhores formas de fazer isso é através da newsletter. Podemos dizer que eles são boletins que possuem a função de informar os leads. Isso é feito através de artigos, matérias e novidades da empresa ou então do setor onde ela atua.
Ela é enviada para a base de contatos que a companhia possui, e ela é de fato útil em diversas fases do funil de vendas.
Mas como ela funciona?
Para ter uma newsletter que seja de fato funcional, é preciso se atentar a alguns princípios. Conteúdo bom e criativo, voltado para os interesses do seu público são certamente boas práticas. Seria bom ter temas mais específicos em cada newsletter, e dividir por temas sua base de contatos.
Regularidade é também importante e, claro, sempre ficar de olho para ver o que está funcionando ou não.
E-mail promocional
Entre os tipos de e-mail está o promocional. Se você possui a intenção de conquistar um cliente, oferecendo-lhe uma oportunidade de conhecer melhor os seus produtos, então o e-mail promocional é uma boa ideia.
A venda aqui é o objetivo principal. A sedução vem através de um preço mais baixo que o geralmente praticado. Ou então com o oferecimento de alguma vantagem extra.
Afinal de contas, eles precisam não apenas prender atenção dos seus potenciais clientes, mas também oferecer algo que eles consideram de valor.
Isso pode ser feito não apenas com a diminuição do preço do produto, mas também através de conteúdo valioso. Também é preciso conhecer ao fundo sua audiência para saber exatamente o que ele precisa.
Pois um e-mail promocional no momento certo, oferecendo algo que o público-alvo esteja precisando possui muitas chances de ter sucesso.
Tipos de e-mail sazonal
Você sabe que existem datas especiais no ano, e aproveitá-las para anunciar os seus produtos é uma tática bem conhecida do marketing. E certamente o e-mail pode ser facilmente incluído nesta estratégia.
Uma das características mais interessantes da sazonalidade é que ela passa uma ideia de escassez, ou seja, é algo temporário.
Você não precisa se ater necessariamente a datas comemorativas, mas pode também pegar certos momentos do ano para impulsionar vendas.
Um exemplo é a chegada do inverno ou do verão, para quem vende roupas. O e-mail sazonal ajuda a proporcionar um aumento de vendas e leads, através de promoções especiais.
A fidelização também pode estar ligada a isso, fazendo algumas ações decerto simples, tais como uma mensagem enviada no aniversário de um lead.
É certamente um toque carinhoso e ele vai se sentir lembrado e mais próximo à sua marca.
E-mail marketing de boas-vindas
Todo mundo gosta de ser bem recebido.
Seja indo na casa de alguém, seja em um trabalho novo, quando alguém se esforça para nos receber bem nos sentimos mais acolhidos e integrados. E isso funciona da mesma forma no marketing. Esta primeira comunicação é de fato inicial, pois nela vai apresentar a “cara” e a personalidade de sua empresa, ou então os seus produtos.
Entretanto, se ela não for bem feita, é capaz do cliente acabar desistindo de conhecer sua empresa.
A saber, entre os tipos de e-mail, o de boas vindas não pode ser muito grande, pelo simples fato que as pessoas não lêem e-mails grandes. Logo, vale mais a pena mandar 2 ou 3 mensagens ao longo de 1 semana, por exemplo, do que concentrar as informações em uma única muito grande.
Ah, e jamais esqueça de personalizar o e-mail.
Afinal de contas, a ação de boas-vindas é algo pessoal, e isso tem que ser ressaltado no e-mail, até para gerar proximidade.
E-mail para clientes inativos
Muitas vezes você possui uma boa comunicação com um cliente. Sua interatividade vai funcionando bem até que ele some.
Isso acontece na vida fora dos negócios também. De repente alguém que você gosta não responde mais suas mensagens, não retorna suas ligações, e por aí vai.
O que no mundo dos relacionamentos é chamado de “ghosting”, no marketing digital são clientes inativos. Mas, o que fazer nesta situação? Mandar um “oi sumido?”
É necessário abordar este cenário com um bom e-mail para clientes inativos. Então, quando ele parar de responder os seus contatos, parar de efetuar compras ou de abrir seus e-mails, esta pode ser uma tática interessante para que esta estratégia funcionar, você precisa:
- Identificar este clientes;
- Tentar descobrir o que aconteceu para ele não lhe responder mais
- Segmentar e descobrir tudo que você sabe sobre ele;
- Fazer no e-mail uma oferta que ele vá gostar;
Este último ponto é de fato importante.
Pode ser uma promoção, uma oferta ou mesmo algo gratuito, como um e-book. Em seguida, depois de retornar o contato, crie tipos de e-mail com fluxo personalizado para que ele continue lhe seguindo e se mantenha fidelizado a sua marca.
E-mail para E-commerce
O e-mail marketing oferece muitas oportunidades para o seu e-commerce. Claro que não estamos falando apenas de mandar um e-mail mostrando seus produtos.
Decerto o trabalho dentro desta estratégia, para dar certo, é bem mais complexo.
Adotar o e-mail marketing no seu e-commerce trará algumas vantagens, como aumentar sua taxa de conversão e ajudar a fidelizar seus clientes.
No entanto, claramente o maior benefício é o custo. É um sistema bem barato de implementar, o que permite realizar em qualquer momento da sua empresa, e garantir assim uma melhor ROI.
Contudo, para que isso dê certo, é necessário tomar algumas providências:
- Captar leads: é necessário ter uma forma de coletar os e-mails de seus leads, através de landing pages e outras formas de atração;
- Segmentar: definir com clareza a sua persona e segmentar vai lhe permitir enviar mensagens mais assertivas, que vão acertar em cheio as expectativas do seu público-alvo;
- Mantenha contato: não apenas divulgue seu produto. Crie conteúdo interessante, mande e-mails na data de aniversário dos seus leads, faça promoções e incentivos. Mantenha-se sempre conectado com sua audiência.
Então, não despreze o poder do e-mail no seu e-commerce!
Automação é essencial para todos os tipos de e-mail
Imagine que você tenha decidido implantar uma estratégia de e-mail marketing para seu negócio.
Excelente! Contudo, no início, quando você tem uns 10, 20 contatos, vai conseguir fazer todo o envio de forma manual. No entanto, quando começa a aumentar o número de endereços coletados, esta tarefa vai ficar virtualmente impossível.
Por isso é importante desde o início trabalhar com automação de e-mails. Este sistema vai enviar de forma completamente automática mensagens para os usuários que preencherem formulários, tornando-se assim leads.
Você irá configurar uma vez e toda vez que um novo cliente em potencial fizer parte do seu fluxo de e-mail, ele começará a receber seu conteúdo. Com a automação, você vai permitir realizar uma melhor personalização, já que estes sistemas permitem rastrear o engajamento do lead e conhecer todas as suas preferências.
Desta forma, você poderá apresentar um conteúdo que ele considere mais relevante. Além disso, você terá uma grande economia de tempo permitindo crescer em escala.
Ou seja, conforme sua empresa aumenta de tamanho, a automação de e-mails conseguirá acompanhar sua demanda.
A automação será excelente para seu negócio digital!
Enfim, vimos aqui diferentes tipos de e-mail, onde usar e quais resultados esperar. Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe e conte conosco para desenvolver a estratégia certa de marketing digital para seu negócio.